A perícia é uma atividade especializada que envolve a investigação e a análise detalhada de questões técnicas, financeiras, legais ou científicas por um perito, que é um especialista em uma determinada área. As perícias são frequentemente realizadas para fornecer informações precisas e imparciais em situações legais, comerciais ou técnicas.
Perícia Judicial:
A perícia judicial é realizada no contexto de processos judiciais, administrativos ou arbitrais. Um perito judicial é nomeado pelo tribunal para investigar e fornecer opiniões técnicas ou científicas em questões específicas relacionadas ao processo. Isso pode envolver análises contábeis, avaliação de danos, reconstrução de acidentes, análise de documentos, entre outros.
Perícia Contábil:
A perícia contábil envolve a investigação de questões financeiras e contábeis. Um perito contábil é encarregado de examinar registros financeiros, transações comerciais e demonstrações financeiras para determinar se houve fraudes, irregularidades contábeis ou avaliar o valor de ativos, passivos ou perdas financeiras.
Os peritos realizam suas investigações de acordo com normas e práticas estabelecidas em sua área de especialização. Suas conclusões e opiniões são frequentemente apresentadas em relatórios técnicos e podem ser usadas como evidência em tribunais ou em negociações legais. A imparcialidade e a precisão são princípios fundamentais na realização de perícias.
Atividade desenvolvida na área da perícia com devido foco em:
- Apuração de Danos Patrimoniais em Empresa;
- Apuração de haveres;
- Pericia Contábil, Financeira, tributária, Trabalhista e Previdenciária;
- Avaliação Econômica e Patrimonial de Empresa;
- Cálculos de atualização Monetária;
- Cartão de Crédito;
- Cédulas de Credito Industrial/Comercial/ Rural;
- Conta Corrente (Cheque Especial);
- Desequilíbrio Econômico-financeiro de Contratos;
- FGTS e Poupança;
- Fundo de Participação dos Municípios;
- Fusão, Cisão, Incorporação e Aquisição de Empresas;
- Fundo de Pensões; Sistema Financeiro de Habitação – SFH;
- Revisões de Contratos Bancários e hipotecas e todos os tipos de contratos bancários e financiamentos ( CDC, CCB, leasing, cheque especial e etc.);
- Lucro Cessante; Expurgos de inflação; Espólio;
- Avaliação de quotas; Avaliação de fundo de comércio;
- Revisão tributária (de ações contra empresas).